terça-feira, 24 de abril de 2012

Metodologia

Conteúdo programático:

 Aula sobre ‘’Produção e percepção de sons’’ para alunos do 8° ano.

Estrutura de didática:

 Optamos pela aula dialógica, com a exposição de slides via data show, para o aluno ter um acompanhamento sobre o que está sendo falado durante a aula, e ainda, trecho de um filme, imagens e sons para exemplos, além de alguns objetos que utilizaremos para exemplificar melhor, através de brincadeiras que podem ser feitas até mesmo em casa. (telefone sem fio). E recursos instrucionais. Giz e quadro.

Objetivo:
 O nosso objetivo é atingir o aluno através da curiosidade, com entretenimento na matéria que será passada, por meio de exemplos que poderão ser por eles administrado (brincadeiras, imagens e sons). Fazendo com que ele possa vê além do conteúdo teórico na sala de aula, mas também na vida dele, por todo lugar. Isso fará com que os alunos compreendam com mais facilidade, e assim, despertará o senso critico, criativo e investigativo.

Duração:
40 minutos

Referências:
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS
Aulas práticas são excelentes para o contato direto com material biológico e
fenômenos naturais, devem incentivar o envolvimento, a participação e o trabalho em
equipe. Isto será possível no momento que um experimento bem planejado seja
investigativo e tenha relação com o contexto de vida do aluno. Evita-se também a
armadilha de achar que as aulas devem ser extremamente atrativas e coloridas. Na
verdade o envolvimento, o interesse e a participação virão pelos “significados” que o tema
possa gerar nos educandos e não pelo espetáculo que proporcionam.

Disponível em: < http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf>. Acesso em: terça-feira, 27 de março de 12.

POR QUE E COMO DEVEMOS USAR APRESENTAÇÕES DE SLIDES NA ESCOLA?
É uma tecnologia que está aí para nos ajudar a enriquecer nossas aulas, para que a mesma possa ser dinâmica, criativa e interessante. Mas devemos ter cuidado ao usar os slides, para não trazer informações demais em um curto espaço de tempo, isso pode confundir o educando. Devemos tomar cuidado com a linguagem e usos de imagens , sabendo fazer bom uso desse recurso. O educador ao usar essa tecnologia deve ficar atento, para não deixar de lado suas explicações que irão complementar o assunto abordado. Deve aproveitar o uso dos slides para ter mais tempo e com isso poder dar mais atenção aos educandos que mais necessitam.

Disponível em: http://inclusaodigitalne.blogspot.com.br/2010/10/por-que-e-como-devemos-usar_13.html>. Acesso em: terça-feira, 27 de março de 12.

Um comentário:

  1. O texto da metodologia deve ser escrito por vocês. Portanto, falta escrever as justificativas das estratégias escolhidas, não poderá ser cópia. Não basta copiar os textos justificando e colar nas referências.

    ResponderExcluir